Pesquisa Quantitativa e Qualitativa

Muitos gestores ainda se confundem sobre os objetivos das pesquisas qualitativa e quantitativaSão dois tipos distintos de pesquisas, que podem muitas vezes se complementarem. A diferença está na abordagem de cada um dos métodos, no objetivo, na amostra e em alguns outros aspectos. Entenda estes dois tipos de pesquisa e escolha a melhor solução para a sua empresa! Pesquisa Qualitativa: A pesquisa qualitativa está mais relacionada em levantar dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população. É exploratória e pode indicar nuances imprevisíveis sobre uma questão-problema. Os recursos mais usados na pesquisa qualitativa são as entrevistas semiestruturadas em profundidade, observação em campo (observar o comportamento do consumidor, por exemplo), entrevistas por telefone, etc. A pesquisa qualitativa é ótima para analisar em profundidade dados já quantificados e já estabelecidos. Neste tipo de pesquisa, a interpretação especializada é outra característica fundamental. A pesquisa qualitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente quanto a um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, analisar o modo de trabalho da concorrência, indicar as melhores ações para uma campanha de marketing, etc.   Pesquisa quantitativa: Já a pesquisa qualitativa, é a mais comum no mercado, e prioriza apontar a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população. Estas medidas são precisas e podem ser úteis para decisões mais acertadas. Os meios de coleta de dados são estruturados, e entre eles estão à entrevista individual e os questionários (on-line, de autopreenchimento, por telefone, presencial, etc.), e muitos outros recursos, sempre com perguntas objetivas e muito claras.

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