Avaliação da qualidade de vida

Avaliação WHOQOL

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

O que é o Programa Whoqol – sugerido pela OMS para pesquisar qualidade de vida de um grupo:

O Grupo de Qualidade de Vida da divisão de Saúde Mental da OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (WHOQOL GROUP, 1994). Dessa forma, diferentemente de outros instrumentos utilizados para avaliação de qualidade de vida, trata-se de questionário que se baseia nos pressupostos de que a qualidade de vida é um construto subjetivo (percepção do indivíduo em questão), multidimensional e composto por dimensões positivas (exemplo: mobilidade) e negativas (exemplo: dor). 

O projeto Whoqol foi realizado com a colaboração de 15 centros simultaneamente em diferentes culturas. Foram desenvolvidos até então dois instrumentos gerais de Qualidade de Vida: o WHOQOL-100 e o WHOQOL BREF. O WHOQOL-100 consta de 100 questões que avaliam 6 domínios: Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações sociais, Meio-ambiente e Espiritualidade/Crenças Pessoais. Já o WHOQOL BREF é uma versão abreviada composta pelas 26 questões que obtiveram os melhores desempenhos psicométricos extraídas do WHOQOL-100. A versão abreviada é composta por 4 domínios: Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio ambiente.

Dependendo dos objetivos da pesquisa, da abrangência e/ou da necessidade  de aprofundamento da pesquisa, podemos aplicar um dos dois instrumentos para dimensionar a qualidade de vida de um grupo.

Comments are closed.